quinta-feira, 24 de março de 2011

Eu li - Memórias de uma Gueixa

Já faz alguns meses que li esse livro, antes de ler A Cidade do Sol, mas quero mesmo assim compartilhar essa doce experiência.

Tinha ouvido falar algumas vezes desse livro, mas principalmente do filme. Confesso que nunca me despertou grande interesse. Até que uma amiga me emprestou dizendo ser maravilhoso.

Confesso que comecei a ler pulando o prefácio, coisa que não gosto de fazer, que é muito grande.

A história começa com a história da pequena Chiyo e seu modo bem particular de ver o mundo. Uma garota ainda inocente e sonhadora que vive no Japão.
No decorrer da história acontecem coisas inimagináveis que levam Chiyo a se tornar a mais famosa Gueixa do Japão, mas mesmo assim continuar sonhando com o verdadeiro amor.

O livro traz os costumes do Japão e a realidade da vida das Gueixas, que até então eu pensava serem prostitutas de luxo do Japão.

Chorei demais com o livro, mas a emoção que mais me marcou foi a surpresa. Surpresa de só no final saber que o livro é ficção =P. Eu cheguei a procurar pelas coisas no Google e a acreditar piamente ser o relato de uma verdadeira Gueixa. O autor retrata com muita sensibilidade a alma de Chiyo que se torna uma grande mulher.

Como disse no início o livro ganhou uma adaptação para o cinema. - E lá vou eu de novo me frustrar com elas! - Assim que terminei de ler aluguei o filme. Se não tivesse lido o livro ou aasistido ao filme primeiro talvez gostasse. Mas achei o filme vazio e superficial. Pobre de detalhes.
E com as alterações no enredo que sempre me irritam.

Um livro sensacional! Uma adaptação frustrante!

4 comentários:

  1. Como assim uma amiga me emprestou?

    Você tem que escrever: Minha amiga maravilhosa, linda, super importante que se chama Pamella rs...

    Bjus

    P.S: Vai anônimo msm pq to com preguiça de logar...rs

    ResponderExcluir
  2. KKKKK!!! Valeu anonimo!!!

    Obrigada Pam!!!

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro e nem estou tentada a ler. O filme, acho que já falei, é uma droga. Uma menina dedicou toda a sua vida para encontrar um homem por quem ela achava ter se apaixonado. É muita submissão, falta de vida própria, machismo... Não gostei.

    Bjiin, Naníferas

    ResponderExcluir
  4. Olha tem esse lado da submissão, mas que entendi mais como um objetivo. No livro conseguimos entender o pq disso pelas coisas que ela passaou. Vale a pena o livro, vc mergulha em uma cultura diferente e coneçe a história como realmente é.

    ResponderExcluir