quarta-feira, 6 de abril de 2011

Eu li: Trilogia Wake - Lisa MacMann

Eu comprei Wake na última Bienal do Livro em São Paulo. Foi o único que consegui comprar, pois estava extremamente cheio. 
Deixei para ir no último dia, no meu aniversário, e estava lotado. Para entrar, para comer, par visitar os stands, enfim para tudo tinha fila.

No stand na Novo Século que era maior consegui me espremer, li a sinopse de Wake e o comprei. Assim meio no susto.

Vamos aos comentários:

Wake: O livro é o melhor da série na minha opinião. A ideia da trilogia é perfeita. A Jane, personagem principal, é uma menina que é sugada, sem nenhum controle, para os sonhos de pessoas que dormem perto dela. Jane já é uma adolescente com dificuldades, pois tem um relacionamento bem conturbado com sua mãe (alcoólatra) e não conheceu seu pai. Em Wake a autora mostra como esse dom entrou na vida de Jane e as dificuldades dela em controlá-lo. Em paralelo nasce o romance dela com Cabel, um garoto com seus pesadelos particulares.
No começo de Wake você estranha o estilo da autora, muito direto e sem muitas descrições, mas isso no decorrer do livro faz com que a leitura fique gostosa e mais fluente.

Fade: No final de Wake dá bastante vontade de ler a sequência. Comprei na Livraria Vozes aqui do lado do meu trabalho. Imediatamente. Em Fade a autora escreve melhor, porém a história é mais superficial. Jane usa seu dom para ajudar a policia local a desvendar um caso de abuso na escola em que estudam ela e Cabel. Em histórias policiais gosto de um final melhor elaborado, mas mesmo assim é muito interessante ver Jane desenvolvendo seu dom e descobrindo que ele também pode lhe trazer infelicidade.
Gone: O terceiro e último livro trata mais a fundo da vida pessoal de Jane. Ela descobre que com o tempo seu dom lhe trará danos irreversíveis à saúde e a única saída de Jane é isolar-se e com isso perder o amor de Cabel. Jane também conhece seu pai, mas em um momento inoportuno e aprende muito sobre si mesma com isso. No último livro Jane tem que escolher entre ela e o mundo.


A trilogia é bacana, gostosa de ler. Confesso que prefiro livros com maiores surpresas e reviravoltas. Achei os livros bem previsíveis, principalmente Fade. Mas a ideia da autora e a temática dos sonhos e seus significados fazem a trilogia valer a pena.

Tentei evitar ao máximo os spoilers!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário